Notícias & Destaques

Artesãos criam produtos de olho na Copa das Confederações

A meta é que, até a Copa do Mundo da FIFA 2014, pelo menos 63 grupos cearenses tenham desenvolvido coleções específicas

Há pouco mais de um mês do início da Copa das Confederações (que acontece de 15 a 30 de junho), o Sebrae no Ceará contabiliza pelo menos 28 grupos de artesãos, das mais variadas tipologias e de todas as regiões do estado, com coleções finalizadas, desenvolvidas especialmente com foco nesse evento esportivo.

As peças em bordado, renda e trançado, resultado do trabalho de capacitação e adequação realizado pelo Sebrae no Ceará, vão ser expostas em um showroom em Fortaleza, uma das cidades-sede, antes mesmo do mundial.

Para acompanhar de perto os preparativos e acertar os últimos detalhes, uma equipe do Sebrae no Ceará vai visitar todos os grupos envolvidos no projeto. Para assegurar a representatividade do melhor do artesanato cearense, Juniar Ellyan, gestora do programa de Artesanato do Sebrae – Ceará Original, explica que os grupos participantes passaram, antes de integrar o projeto, por uma seleção prévia.

Os grupos foram escolhidos segundo critérios de produtividade, nível de organização e quantidade de cursos que já fizeram. No decorrer de 2012, outros 20 grupos aderiram ao projeto e passaram por capacitações. Conforme adianta Juniar, a meta é que até o final deste ano mais 25 grupos sejam capacitados e incorporados; para o primeiro semestre de 2014 espera-se atender a mais dez grupos e, até o início do mundial de futebol, pelo menos 63 grupos terão recebido consultoria, treinamento e apoio para o desenvolvimento de coleções com peças focadas nesses grandes eventos esportivos.

A maior preocupação, segundo ela, é fazer com que as peças agreguem qualidade internacional, sem perder a identidade regional. O que se pretende com os diagnósticos, treinamentos e consultorias é que os grupos beneficiados possam estar, no final do processo, com uma gestão adequada e seguindo as tendências de um mercado cada vez mais exigente, tanto internacionalmente, como nacional e localmente.




Fonte: Agência Sebrae de Notícias










Politica de privacidade Termos de utilização Copyright 2013 © Sherwin-Williams do Brasil - Todos os direitos reservados