Notícias & Destaques

Maior feira de artesanato da América Latina reúne 5 mil profissionais

Evento movimentou aproximadamente R$ 40 milhões

Estiveram reunidos em Olinda, Pernambuco, 5 mil artesãos do mundo inteiro. A cidade promoveu a maior feira de artesanato da América Latina. Um evento que movimentou mais de R$ 40 milhões.


Artesãs fizeram um mutirão para bordar mais de mil tapetes. No ateliê, o ritmo também foi acelerado.


“Produzi e trabalhei muito como operário, e espero ter mostrado o que sei fazer”, disse o artesão Jaime Nicola de Oliveira.


Todo o esforço foi para participar da Feira Nacional do Artesanato (Fenearte), considerada a maior da América Latina. A recepção sempre é festiva, com personagens da cultura popular.


No centro de convenções em Olinda, 5 mil artesãos de todo o Brasil, e de mais 40 países, apresentaram os trabalhos manuais que se transformaram em uma importante fonte de renda nas mais diferentes comunidades.


“Tiramos o pão de cada dia do nosso artesanato, da nossa arte”, afirmou o índio Fulni-ô Xumaya.


Mais do que mostrar toda a criatividade e o talento dos artesãos de toda parte do país, essa grande vitrine de artesanato nacional é uma excelente oportunidade de negócios. Além da venda direta aos consumidores, as encomendas feitas lá garantem meses de trabalho.


“Praticamente o ano inteiro. Depois da Fenearte, vou trabalhar o resto desse ano e o próximo ano”, garantiu o artesão Heronildo José Carlos.


Porcelanas da China, cristais da República Tcheca, bordados da Índia. É como fazer uma viagem ao redor do mundo através do artesanato. Uma estátua de Luiz Gonzaga, o homenageado da feira, foi ganhando forma na hora.


Segundo um artesão, “É bom porque interage com o público. Geralmente, as pessoas não têm noção do trabalho que dá fazer uma peça dessas”.


A comprovação do sucesso é que ninguém saiu da feira de mãos vazias. “Eu não posso falar quanto eu gastei porque senão quando eu chegar em casa o negócio vai complicar”, brinca a relações públicas Amelissa Dourado.


 


Fonte: Site Globo - Beatriz Castro - Olinda, PE


 



Fenearte 2012







Politica de privacidade Termos de utilização Copyright 2013 © Sherwin-Williams do Brasil - Todos os direitos reservados